Reflexões Gerais


Primeira avaliação intercalar

 A primeira avaliação intercalar marca o fim da metade do primeiro semestre e a entrega da primeira avaliação geral feita pelos professores de todas as nossas disciplinas. Eu penso que, trabalhei bem em todas as minhas disciplinas, inclusive psicologia, pois o facto deste ano ser o último do secundário dá uma maior vontade de trabalhar.

 Em relação à minha avaliação de psicologia, eu fiquei surpreso com a nota que recebi, pois não estava à espera, no entanto, observei que a professora deu uma avaliação semelhante a todos nós e tenho em mente que isto não se vai manter, porque, ao longo do tempo em que a professora nos tem como turma, mais vai-nos conhecendo e mais aspetos vai ter para colocar na avaliação. Claro que tenho a intenção de manter esta nota, mas não tenho a certeza se vai ser possível..., de qualquer modo tenciono dar muito de mim nesta disciplina, pois este ano temos mais tempo para usar fora das aulas, no estudo autónomo, realização de trabalhos, etc.

 Relativamente à matéria em si, eu acho que, até agora, aprendemos coisas interessantes, mas também vimos matéria que eu já conhecia, como a genética que já foi dada na disciplina de Biologia e Geologia. De uma forma geral, em relação ao que aprendi de novo, achei interessante a distinção feita entre um psicopata e sociopata e principalmente a plasticidade do ser humano e o seu inacabamento, porque eu não sabia dessa nossa diferença relativamente aos outros seres vivos. Tenho altas expectativas para o que vamos dar a seguir e espero expandir os meus horizontes, ao longo da realização desta disciplina.


Reflexão do E-Portefólio (1º Semestre)

 Decidi fazer uma reflexão sobre o meu e-portefólio para comentar sobre este, falar do meu percurso na construção do mesmo, das dificuldades. Terminando então com uma conclusão geral sobre a reflexão.

 A meu ver, o e-portefólio é um conteúdo de avaliação bastante bom, pois as pessoas costumam ter geralmente boas notas (só não tem quem não trabalha), é uma maneira de revermos, desenvolvermos o que aprendemos nas aulas e de nos tornarmos mais cultos com a pesquisa por informação. Além de avaliar capacidades que normalmente são postas de lado, como a pesquisa de informação ao longo de um largo tempo, as nossas capacidades digitais e o nosso sentido estético.

 Para mim, utilizar o webnode no início deste ano não foi um problema, pois já o tinha usado para realizar o     e-portefólio de biologia. O facto de já ter criado sites deste tipo, facilitou-me no início, porque já sabia qual template ia escolher, como trabalhar com este, como colocar imagens, trabalhos powerpoint por HTML e como criar o design que pretendia. Contudo aprendi novas técnicas, como a utilizar gifs, algo que me foi ensinado pelo meu colega e amigo Afonso Rosa.

 No entanto, também admito que tive algumas dificuldades, não ao nível da edição, mas sim ao nível da escrita, pois, por vezes, eu costumo repetir palavras, saltar ideias ou referi-las mal. Algo que foi apontado pela professora e que, caso ocorra no futuro, peço desculpas. Claro que tentei diminuir as vezes que isto costuma ocorrer, ao utilizar o Google Word para corrigir os erros. Contudo, não tenho a certeza de que não os cometi.

 Relativamente ao trabalho que realizei, julgo que este foi bastante extenso e completo. Algo que se revela, principalmente, através do facto de fazer uma reflexão para quase tudo; ter tentado colocar tudo o que era preciso (caso não o tenha feito, peço muitas desculpas); de ter feito mais conteúdos extras que a média e pela criatividade que tive, pois, apesar disto parecer egocêntrico, tentei criar novas ideias como a "história da psicologia", os debates (que completarei quando encontrar assuntos interessantes) e por falar de diversas coisas, como filmes, um livro e um canal de youtube.

 O trabalho que me demorou mais tempo foi "A história da psicologia", pois está carregada de informação, apesar de admitir que, nas primeiras partes, inspirei-me bastante na wikipédia (no caso, utilizei a inglesa para oferecer mais novidade, apesar disto tornar a transferência de informação mais difícil, pois eu tive que ler, traduzir e transformar as frases sem utilização do Google tradutor), pois achei difícil analisar e colocar partes desta vasta história de uma maneira complementar, o que me levou a utilizar este site, pois é extenso e completa-se. Isto não se revelou mais para a frente, pois já era mais fácil encontrar sites mais completos e que se encontravam em concordância. Além disso, ao falar de filmes, canais, livros, etc, acredito que se calhar não os relacionei concretamente com a disciplina, algo que tentei resolver um pouco, mas, por vezes, nós não nos encontramos muito inspirados, principalmente quando fazemos as coisas algum tempo após vermos os objetos em análise.

 Resumidamente, penso que o meu percurso foi bastante positivo, trabalhei bem e estou orgulhoso do meu e-portefólio. Acredito que mereço uma boa nota, talvez entre um 18 a 20 pelo que fiz, apesar de não saber se mereço um 20, devido aos possíveis erros que se calhar cometi, mas tentarei aprender e evoluir depois de receber o feedback.


Primeiro Semestre

 Primeiramente, queria dizer que é um pouco estranho ter aulas por semestre, pois sempre estive acostumado a ter aulas por períodos, desde o meu primeiro ano. Isto por um lado pode ser bom, porque, caso cada semestre corra bem, é mais fácil manter uma boa nota, mas, caso um teste acabe por nos correr mal, isto pode fazer a nossa nota cair em muito, pois em vez de afetar apenas um período de três, dando-nos uma maior chance de recuperar a nota, afetará metade do nosso ano letivo. Na minha opinião, acho que é melhor ter aulas por períodos do que por semestres, pois a chance de isto acabar por nos ajudar é mais alta.

 Começando pelo que trabalhamos neste período, eu acho que trabalhámos muito bem, apesar de não ter tido outros anos com psicologia para comparar ou de não saber a lista dos conteúdos que eram para serem dados obrigatoriamente. Acho que os temas foram todos dados muito bem e de uma maneira interessante por parte da professora, pois utilizou vários recursos para tornar a aprendizagem mais cativante, o que na minha opinião funcionou, especialmente na parte da memória sobre o leão, porque servia como uma atividade prática (não precisava de nada além do texto para ser realizada), interessante e criativa. Os vídeos eram bastante cativantes, especialmente o da atenção, pois o macaco serve como alívio cómico, os debates também foram, a meu ver, muito positivos, pois levavam-nos a refletir e a expor as nossas ideias.

 Além disso, acredito que o passo a que demos a matéria foi bom e rápido, não por ter sido dado à pressa, mas sim por não termos resolvido testes, o que disponibiliza mais tempo para dar a matéria. Em vez dos testes, fizemos quizzes em aula, que eram mais rápidos, apesar de permitirem que mais pessoas copiassem. Em relação a não termos feito fichas para a avaliação, eu agradeço, pois serve para aumentar as notas e disponibiliza mais tempo para estudarmos as disciplinas a que estamos piores, além de retirar a pressão, associada aos testes, da disciplina. O facto de não termos fichas para avaliação também retira a fraqueza de termos semestres, pois anula a probabilidade de um destes correr mal e piorar as nossas notas.

 Desviando-me mais para o lado da matéria e não para como esta foi dada, penso que esta é bastante interessante, mais do que outras disciplinas como o português a que sou pior. Esta era, no geral, cativante e fascinante, o que tornava a aprendizagem mais fácil, uma vez que absorvemos melhor os conteúdos a que prestamos mais atenção, sendo a atenção algo influenciado pelo interesse. Abordei mais a fundo esta temática da matéria na página "Reflexão dos Conteúdos".

 Relativamente à professora, eu no início fiquei um pouco triste por não termos aulas com a nossa de filosofia, mas, com o tempo, também comecei a gostar da nova. Fora isso, eu só tenho coisas positivas a dizer, porque, como já referido, utilizou vários recursos para tornar a aprendizagem mais cativante; ensinou bem, corrigindo o livro e demonstrando o domínio da disciplina; orientou e ajudou bem quem precisava, especialmente no e-portefólio, pois estava sempre disposta a tirar as nossas dúvidas; tinha uma boa atitude; etc. isto tudo, ajudou a tornar a disciplina mais inesquecível e a associá-la a memórias positivas.

 Em suma, foi um semestre bastante produtivo e a matéria era interessante, sendo também dada de uma forma muito produtiva. A professora fez um ótimo trabalho a tornar esta experiência mais positiva que o normal e utilizou várias ferramentas para aumentar a nossa atenção à matéria, algo que muitos professores não fazem. Deste modo, gostei muito desta metade do ano letivo e espero que continue assim, também acho que vou ter uma boa nota pelo trabalho que realizei, sendo que este se revela principalmente no meu e-portefólio. Apesar de admitir que a minha apresentação inicial se calhar vai afetar a minha nota negativamente, pois eu costumo ficar nervoso nelas.


Segunda avaliação intercalar

 A segunda avaliação intercalar marca o fim da metade do segundo semestre e a entrega da primeira avaliação geral feita pelos professores. Na minha opinião eu trabalhei bem em todas as disciplinas, especialmente na de matemática.

 Relativamente à disciplina de psicologia, mantive a mesma nota do que a da primeira avaliação intercalar, algo que provavelmente também aconteceu com os meus colegas. No entanto, admito que trabalhei um pouco menos no e-portefólio de um modo progressivo, pois só acabei por rever o português e por adicionar a análise de um livre e um debate aos conteúdos extras.

 Fora isso, admito que podia ter participado mais nas aulas, algo que não fiz, pois, sinceramente, estava com alguma vergonha de dizer coisas sem sentido ou de não explicar bem a minha ideia. Mesmo assim, isto era algo que poderia ter trabalhado mais neste semestre, visto que no primeiro também fiz a mesma crítica, mas nãos sei, acho que algumas pessoas não são muito boas a falar quando têm muitos olhos virados para si

 Em suma, admito que me desleixei um pouco no desenvolvimento do meu e-portefólio face ao primeiro semestre, mas tentarei compensar antes do fim do dia 23, que é quando a professora vai fazer a avaliação final dos e-portefólios.


Reflexão do E-Portefólio (2º Semestre)

 Decidi voltar a falar sobre o meu e-portefólio, as dificuldades e o meu percurso na construção do mesmo, mas agora relativamente ao segundo semestre.

 Falando nas dificuldades, acredito que tive as mesmas do primeiro semestre, ainda que tenha tentado rever os meus textos para encontrar erros ortográficos de uma forma mais proeminente. Mesmo assim, peço desculpa pelos possíveis erros que ainda devem existir no meu e-portefólio. Também queria dizer que neste semestre o que me custou mais tempo foi fazer a revisão do português, pois resolvi rever o português de todo o meu trabalho, até do posterior ao segundo semestre. Sinceramente, após ler tudo o que fiz até fiquei com um pouco de pena da professora que tem de ler tantos e-portefólios.

 Relativamente ao trabalho realizado, admito que devo ter trabalhado menos que o primeiro semestre, devido a ter aumentado a frequência com que estudava matemática para melhorar a minha nota neste semestre, o que resultaria num aumento da média a matemática. Esta minha mentalidade surgiu também do facto de necessitar de me preparar para a realização do exame de matemática que, apesar de ser só um, poderá ditar o meu futuro, caso corra mal ou bem. Isto levou-me a trabalhar mais para matemática, mesmo não sendo culpa da professora de matemática.

 Também quero dizer que, no semestre passado eu costumava aumentar o e-portefólio principalmente em momentos de férias ou de feriados, já que até foi durante esses que fiz grande parte da página "História da Psicologia", mas que neste semestre não aproveitei assim tanto para trabalhar este site, pois senti a necessidade de aproveitar esses dias para descontrair um pouco mais, antes da realização do exame e de me começar a preparar exaustivamente para este.  Ainda assim,  tentei adicionar conteúdos nos últimos dias para compensar, algo que acredito que consegui, pois acabei por colocar, ao logo deste semestre, um comentário meu a 2 filmes, a um livro e a um jogo, fora os 3 debates que desenvolvi e a página extra da "A Questão e a Resposta", que, apesar de não ser tão extensa quanto a da "História da Psicologia" deve compensar devido ao número extra dos outros conteúdos que desenvolvi. Queria também indicar que, a nova página que adicionei e o facto de ter falado de um jogo de terror servem como as minhas tentativas de manter o e-portefólio criativo, pois acredito que ninguém teve a mesma ideia ou não a desenvolveu tanto quanto eu (não vi os e-portefólios dos outros).

 Mesmo assim, apesar de possuir algumas justificações para não ter trabalhado tanto, ainda acredito que a falta de desenvolvimento do meu e-portefólio foi culpa minha, pois podia ter me esforçado sempre um pouco mais. De qualquer modo, agora estou com uma maior carga de trabalhos, pois tenho que planear a apresentação de psicologia junto com os meus colegas ao mesmo tempo em que desenvolvo o e-portefólio.

 Fora isso, também acabei por achar que a professora pediu que fizéssemos muitas reflexões sobre o conjunto de vídeos que vimos, algo que não aprecio, pois alguns deles falam sobre o mesmo tópico, ainda que desenvolvendo assuntos diferentes e mais específicos, o que os torna repetitivos. Eu não critico o número de vídeos que foram mostrados em aula, mas sim o número que reflexões que a professora pediu sobre eles na lista dos tópicos obrigatórios que cada e-portefólio tinha que conter. Devido a isso, eu resolvi fazer um comentário sobre o conjunto de vídeos que considerei "secundários", como era o caso dos vídeos que não eram parte do programa Ted Talks, Mind Explained ou de documentários completos.

 Em suma, não desenvolvi tanto o e-portefólio de uma maneira contínua como fiz no primeiro semestre, mas tentei acabar por compensar nos últimos dias deste trabalho. Relativamente à nota, não tenho muita a certeza em relação a esta, pois admito que fui menos produtivo que o primeiro semestre, mas vou tentar resolver os problemas que foram apontados pela professora nas outras avaliações.


Segundo Semestre

 O fim do segundo semestre marca também o fim do secundário. No meu caso, como eu pretendo candidatar-me ao ensino superior por um curso universitário, o fim do segundo semestre marcará apenas o fim do secundário e não do meu percurso estudantil.

 Relativamente à disciplina de psicologia, eu penso que trabalhámos bem ao ritmo a que trabalhámos, pois não demorámos muito para dar nenhuma matéria em específico e também não as demos à pressa. Também acredito que os temas foram sim, dados de maneira interessante, com recursos a vídeos e a documentários, apesar de acreditar que não deveríamos fazer um comentário para todos eles no e-portefólio. Sendo que o meu tema favorito desta parte do ano letivo foi o das emoções, porque gostei de desenvolver este tema em aula e de entender as suas capacidades.

 Num outro ponto, também agradeço por não termos feito testes tal igual o primeiro semestre, pois dá-nos mais tempo para nos preocuparmos com português ou matemática, pois muita gente vai fazer os exames  destas disciplinas e a preparação começa antes do fim do segundo semestre. Claro que fizemos uma ficha, mas esta era bastante acessível e a professora foi muito querida ao nos dar tempo extra na realização desta. Falando num dos outros grandes métodos de avaliação, acredito que a apresentação do meu grupo foi bastante boa, melhor que a do semestre passado, pois já estávamos um pouco mais habituados à disciplina e as seus conceitos.

 Falando agora no e-portefólio, acredito que no fim, consegui adicionar um número de trabalhos igual em quantidade e em qualidade ao do primeiro semestre. Mas acredito que a minha nota será parecida ou superior, pois acabei por corrigir o que a professora apontou e também revi o português. Também agradeceria à professora se visse o facto de eu ter "adiado" o desenvolvimento deste e-portefólio até aos últimos dias de uma forma menos exigente, devido aos factos já apontados.

  No caso da professora, o que eu disse no primeiro período mantém-se, ou seja, que a professora demonstra um grande conhecimento da matéria, uma maneira interessante e cativante de apresentar a matéria, etc. Queria também pedir desculpas por assumir que a professora queria que colocássemos um comentário a todos os vídeos no e-portefólio, como já discutimos em aula. Realmente, isto foi uma maneira indireta de confirmarmos as temáticas que demos ao longo do semestre, a memória e a influência social.

 Resumidamente, gostei deste semestre como já disse, a matéria foi bem dada, a professora demonstrou mais uma vez que é uma boa professora, penso que trabalhei de uma forma menos progressiva no e-portefólio e que o trabalho de grupo correu bastante bem.


Reflexão Geral

 Irei agora fazer uma reflexão geral em que falo brevemente sobre a disciplina de psicologia, a matéria que abordamos nesta, sobre a professora e o e-portefólio, pois isto já foi abordado nas minhas outras reflexões. Mesmo assim, irei adicionar num outro parágrafo uma comparação entre os dois semestres.

  Relativamente à disciplina de psicologia, eu gostei de aprender mais sobre esta ciência e as várias temáticas que esta incluí, especialmente o "inacabamento e a complexidade do ser humano", visto que foi a temática que teve a melhor avaliação de todas, um 9/10. Algo que foi fortalecido pela professora, pois ensinou bem e utilizou recursos ao longo de todo o ano letivo, que alguns professores não costumam utilizar como vídeos, documentários e powerpoints.

 Também queria desde já agradecer por não ter feito testes em ambos os semestres, pois isso deixa-nos mais contentes em relação à disciplina e fortalece-nos as notas por utilizarmos outros métodos de avaliação. Um dos métodos utilizados para substituir a falta de testes foi o e-protefólio desenvolvido ao longo deste ano. Sinceramente, estou bastante contente com o que fiz no meu, pois julgo que desenvolvi bem, fui criativo, incluí bastantes conteúdos extras, reflexões e, como é claro, os mínimos pedidos pela professora.

 Agora falando sobre as diferenças entre os dois semestres, eu recentemente contei as palavras dos conteúdos extras que fiz ao longo deste semestre e fiquei surpreendido, porque os conteúdos extras do segundo semestre possuíam uma maior soma de palavras do que os do primeiro semestre. Demonstrando então que afinal trabalhei até um pouco mais do que no primeiro semestre, ainda que não de uma forma tão progressiva. Fora isso, também queria referir que ao longo do semestre acabamos por ver mais vídeos se comparado ao primeiro semestre, mas também fizemos menos fichas. Pessoalmente, ao refletir um pouco sobre isto, acredito que devíamos ter feito mais um intermédio, ou seja, criar um meio-termo entre o número de vídeos que vimos e o número de fichas que poderíamos ter feito, porque assim conseguiríamos tornar a aprendizagem mais cativante com os vídeos e depois poderíamos testar o que aprendemos com as fichas.

 Em suma, ao longo desta reflexão eu falei sobre o que se manteve constante ao longo dos anos relativamente à matéria, professora, e-portefólio e também sobre o que diferiu entre ambos. Fora isso, dei também a minha opinião relativamente a cada um destes acontecimentos.

Não se preocupe professora, está quase.
Não se preocupe professora, está quase.
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora