1º Semestre

Notas tiradas

O que é a psicologia? Ψ

 A psicologia é a ciência que estuda a mente e os comportamentos (ordem mais visível, tudo o que observamos a pessoa a fazer em relação ao meio.). Ela está interligada com várias outras ciências como a biologia, antropologia, sociologia, medicina e ciências computacionais. A palavra "Psicologia" deriva do grego antigo, mais precisamente, de "psyque" que significa mente e "logos" que significa "conhecimento".

Objetivos da psicologia- descrever, explicar, prever, controlar ou alterar processos mentais.

Comportamento- tudo o que podemos observar um organismo vivo a fazer, na sua relação com o meio (respostas observáveis).

Processos de experiência mental- abriga o consciente, subconsciente e inconsciente, basicamente tudo o que acompanha os comportamentos e que não é diretamente visível (pensamentos, emoções, sentimentos).

Complexidade do objeto- indivíduos nas mesmas circunstâncias tomam decisões diferentes. Subjetividade da vontade e da personalidade.

Nota: Não existe uma relação de causalidade direta entre comportamentos e processos mentais. Por isso, existem diferentes perspectivas de análise e metodologias.


Tipos de processos:

Processo de base: pensamento, aprendizagem, memória, linguagem, emoções, motivações.

Processos sociais: atração, conformismo, preconceitos, relações intergrupais.

Processos de desenvolvimento: Envolvem todas as mudanças que ocorrem nas pessoas ao longo do seu ciclo de vida.

Processos patológicos: doenças físicas, comportamentos aditivos, alterações da personalidade e descompensações psicóticas.


Neurónios

 Os neurónios são as células nervosas do nosso organismo, sendo estas as estruturas que permitem a comunicação e a passagem de informação das várias células do nosso corpo. Estas estruturas são imprescindíveis para a maioria dos animais e constituem a maior parte do nosso cérebro.

 A comunicação dos neurónios dá-se através de sinapses, estas podem ser químicas (ocorrem na fenda sináptica e permitem a passagem de informação de célula para célula) e elétricas (ocorrem dentro da célula e permitem a passagem de informação até à fenda sináptica).

Tipos de neurónios:

Neurónios motores/eferentes- São responsáveis por conduzir impulsos nervosos para órgãos motores, como músculos e glândulas.

Neurónios sensoriais/aferentes- Recebem estímulos, os quais podem ser provenientes do próprio organismo ou do meio ambiente. Constituem os olhos, algumas partes da pele, etc.

Neurónios de associação- Garantem a conexão entre neurônios.


Partes do cérebro:

 O cérebro é constituído por dois hemisférios, o esquerdo (trata de desempenhar, por exemplo, as funções lógicas e o raciocínio matemático, sendo então o hemisfério racional) e o direito (onde aparece a criatividade, a espontaneidade e as sensações, sendo, portanto, o hemisfério criativo ou emocional.). A este contexto de especialização de cada hemisfério chama-se laterização hemisférica .

 Estes hemisférios estão ligados entre si pelo corpo caloso (feixe de filamentos nervosos) que permite aos hemisférios trabalharem em conjunto (em complementaridade).

Os hemisférios podem ainda ser divididos em lobos, mais especificados, o parietal, frontal, temporal e occipital.

Lobo Frontal

  • Área motora primária- Esta área é responsável pelos movimentos do corpo
  • Área motora secundária- Esta área coordena e organiza os movimentos corporais, além de ser o centro da escrita.
  • Área motora da linguagem (área de broca)- Está encarregada de produzir a linguagem falada. Caso lesionada, pode levar à afasia de broca, o que leva à dificuldade em formar palavras, com uma expressão verbal incorreta e lenta, isto tudo com o conhecimento do indivíduo.

Nota: O córtex pré-frontal é a região que nos torna humanos, isto é, é a região responsável por planear comportamentos, pensamentos complexos, a expressão da personalidade, tomadas de decisões e a modulação de comportamento social. Alguns psicopatas revelam diminuição no tamanho desta área.

Lobo Parietal

  •  Área somatossensorial primária- Recebe as informações que têm origem na pele e nos músculos.
  •  Área somatossensorial secundária- Coordena e integra as informações sensoriais recebidas na área somatossensorial primária.

Lobo Temporal

  • Área auditiva primária- recebe os sons.
  • Área auditiva secundária- reconhece os sons recebidos na área primária.
  • Área de Wernicke- atribui o significado ao discurso oral, permitindo a compreensão da linguagem falada. Lesões nesta área, podem resultar na Afasia de Wernicke, em que o indivíduo troca palavras, sem se dar conta.

lobo Occipital

  • Área visual primária- Recebe as mensagens visuais.
  • Área visual secundária- Coordena as mensagens visuais e permite o reconhecimento dos objetos, além de ser o centro de reconhecimento de escrita.

Cérebro Humano e as suas capacidades

Preformismo

Epigénese

teoria antiga que defende que o feto já possuí todas as características futuras. 

teoria atual que defende que o desenvolvimento depende das características herdadas e do ambiente. 

Lentificação do desenvolvimento cerebral

 Comparado o desenvolvimento do cérebro humano ao desenvolvimento cerebral de outros mamíferos, observamos que o nosso desenvolvimento é muito mais lento. Por exemplo, muitos animais nascem e ganham a capacidade de andar e seguir a mãe alguns minutos depois do seu parto, enquanto que os seres humanos demoram muito mais tempo apenas para conseguirem abrir os olhos, o que nos torna muito dependentes dos nossos pais após o nascimento (neotenia).

 Individuação cerebral- cada cérebro desenvolve-se após o nascimento de maneira diferente, tendo em conta os estímulos do ambiente. Não existem dois cérebros completamente iguais.


Plasticidade cerebral

 Antigamente achava-se que o cérebro humano era definido apenas pela genética e que não existia um efeito do ambiente no seu desenvolvimento. Mas, atualmente, sabemos que o cérebro tem a capacidade de se remodelar tendo em conta as experiências do sujeito, isto é, os cérebros podem modificar-se devido a necessidades e à influência do meio ambiente. De uma maneira mais simples, o cérebro possui a capacidade de se modificar tendo em conta os estímulos que o ambiente, por exemplo, se o ambiente não estimular a fala, a parte do cérebro responsável por esta parte arrisca-se a ser deixada de lado pelo mesmo, o que pode ter efeitos negativos no futuro do sujeito (caso de Génie), uma vez que a plasticidade diminui progressivamente com a idade.

A plasticidade fisiológica é o fator que permite a aprendizagem ao longo da vida.

 Existem também outros fatores que interagem com o desenvolvimento do cérebro através de maneiras diferentes, como é o caso do processo auto-organizado que afeta a nossa aprendizagem em áreas como nas escolas. Este depende de nós e de como organizamos as nossas experiências, ou seja, depende nossa vontade de decorar e aprender, por exemplo, o que damos na escola.

Nota: a definição de psicopata está mais associada às características inatas, enquanto que um sociopata está mais relacionado ao ambiente envolvente. Além disso, pelos psicopatas estarem relacionados com o "inato", alguns estudos têm observado que o cérebro dos psicopatas é menos desenvolvido no córtex pré-frontal.


Cultura

 A cultura tem um grande efeito na nossa mente, pois influencia quem somos, iremos vir a ser, o nosso senso comum, etc. Esta é qualquer conjunto de elementos materiais (artesanato, monumentos, estátuas, livros) ou imateriais (ideias morais, religião, conhecimento científico, crenças, valores, costumes) transmitidos de geração em geração ou até mesmo a nossa unidade (capacidade como espécie humana) e diversidade (diversidade de cada ser humano), ou seja, a cultura influencia cada um de nós individualmente e a maneira de agirmos como espécie. Tem também um papel normalizador, torna determinados conceitos norma, o que nos permite criar expectativas sobre como os outros vão agir.

 Aculturação- conjunto de fenómenos resultantes do contacto contínuo entre indivíduos pertencentes a diferentes culturas e das mudanças nas culturas de ambos os grupos.


Socialização

 A socialização é o processo de "formatação" que nos acompanha ao longo de toda a vida até à morte. Consiste na nossa capacidade de aprendizagem da cultura e permite integração social.

Processos de socialização

Grupos Primários

  • Família, vizinhos, grupos de pares, escola
  • Relações pessoais e íntimas
  • Comunicação direta

 A socialização primária ocorre desde o nascimento até ao início da idade adulta. Diz respeito aos primeiros grupos com que o indivíduo tem contacto e são estes que formam a base do indivíduo.

Grupos Secundários

  • Comunicação que não é direta
  • grupos maiores e mais abrangentes que os dos primários.
  • Influenciam o indivíduo após os primários.

  A socialização secundária ocorre após o início da idade adulta até à morte. Diz respeito aos "submundos" que o indivíduo desconhecia inicialmente e que entram em contacto com ele após a juventude.

 A par da socialização existe a função integradora (cada um de nós estabelece ligações com outros e, guiado pela cultura, torna-se parte integrante da sociedade) ao lado da individualização função diferenciadora (construção da nossa identidade e do sentido da nossa existência, o que nos diferencia dos outros). A socialização pode ser diferenciadora no contexto da individualização.


A Mente

 A mente engloba o nosso consciente, subconsciente e inconsciente. Esta é o que possibilita a expressão da natureza humana, pois está, obviamente, ligada às funções superiores do cérebro humano relacionadas à cognição e ao comportamento. O ser humano é um ser ativo e transformador da realidade.

 A construção da nossa identidade está relacionada com os outros ("os outros são os nossos espelhos"). A realidade intersubjetiva é uma realidade afetiva e cognitiva.

Processos emotivos- O "sentir", a subjetividade dos sentimentos


Processos cognitivos

 Atos e processos de conhecimento, o "saber". Mecanismos que permitem adquirir, tratar, conservar, ponderar, explorar e utilizar informação com origem no meio interno e externo. No caso dos humanos, nós podemos ter desejos sobre os desejos, isto é, podemos querer comer um bolo, mas recusámo-nos pela saúde.

  • Sensações e percepção
  • Memória
  • Aprendizagem
Processos emotivos- O "sentir", a subjetividade dos sentimentos


Sensação- diz respeito à sensação direta proveniente dos órgãos. Somos passivos a esta (processo mais elementar).


Perceção

 Refere-se ao processamento posterior da informação sensorial, cujo resultado são as representações ou construções mentais dos estímulos (processo mais cognitivo). A perceção não é uma captação perfeita do mundo, isto é, somos capazes de ver o mundo através dos nossos sentidos, mas isso não quer dizer que essa "visão" esteja certa.

Alguns fatores internos (fatores que vêm de nós próprios) que afetam a perceção:

  • Memória

  • Motivação

  • Experiência anterior

  • Valores

  • Cultura

Alguns fatores externos (fatores que vêm de nós próprios) que afetam a perceção:

  • Incongruência
  • Movimento
  • Intensidade
  • Contraste

 A perceção é então influenciada por muitos fatores, o que, por si só, já demonstra a sua complexidade. A perceção não é uma fotografia da realidade, mas sim a transformação dela que se baseia no que sentimos e nos fatores internos e externos, por exemplo, no caso da nossa visão, nós captámos algumas das partículas de luz visível provenientes do ambiente e transformamos estas em informação que forma a nossa visão, tatravés de cores. O mesmo passa-se com a audição, nós captamos as ondas sonoras e transformamo-las no som que ouvimos. Deste modo, a perceção não é perfeita, pois nós estamos limitados às partículas de luz visível e não podemos ver de outro modo, por exemplo, com mais cores, ou por infravermelhos e também não podemos ouvir sons que derivam de ondas que os nossos ouvidos não conseguem captar.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora