
Ansiedade- é a perturbação mental mais comum e está associada à tensão, preocupação e insegurança. Estando também ligada a alterações físicas.
Autoconceito- a imagem que temos sobre nós próprios (influenciadas pelas expectativas)
Crianças Selvagens- crianças que vivem em isolamento nos primeiros anos de vida. Estas desenvolvem características mentais semelhantes aos animais que as acolhem.
Cromossoma- estrutura que contém parte do material genético de uma célula (DNA) e é composto por proteínas que mantêm a estrutura e forma de cada cromossoma. Os humanos têm 23 pares de cromossomas nas suas células (o último é um par sexual que determina o género do indivíduo).
Dissonância cognitiva- fazer algo que sabemos que é errado com frequência.
DNA- são as moléculas dos núcleos das nossas células que contêm a informação genética. Esta é igual em todas as células, pois as células são geneticamente iguais (com algumas exceções).
Efeito Pigmaleão- ao criar grandes expectativas, estas podem vir-se a realizar.
Epigénese - teoria atual que defende que o desenvolvimento de um indivíduo depende das características herdadas e do ambiente.
Função Vicariante ou de Suplência - é a capacidade de recuperação total ou parcial das capacidades perdidas numa lesão cerebral. Esta dá-se pela reorganização dos neurónios cerebrais e não pela sua regeneração.
Gene- segmento de um cromossoma a que corresponde um determinado código genético.
Genoma- toda a informação genética (DNA) hereditária de um organismo. Diz respeito ao conjunto de todos os genes.
Hereditariedade - processo pelo qual os progenitores transmitem as suas características sobre a forma de informação genética. O nível com que esta afeta os descendentes em relação aos comportamentos é variável.
Hereditariedade específica - processo pelo qual se transmitem as características comuns a cada membro de uma espécie.
Hereditariedade individual - processo pelo qual se transmitem as características mais específicas dos progenitores para os descendentes, próprias do indivíduo em si e não da espécie, exemplo da personalidade, inteligência, etc.
Interpretação - a interpretação é o que leva pessoas que cresceram no mesmo meio, a ter experiências diferentes.
Neotenia - o inacabamento biológico do ser humano ao nascer que torna os recém-nascidos tão dependentes dos seus progenitores.
Plasticidade cerebral - desenvolvimento cerebral tendo em conta a informação sensorial do ambiente. Esta plasticidade diminui progressivamente com o aumento da idade.
Preformismo - uma teoria antiga que defende que o feto possui todas as características que o indivíduo terá ao crescer.
Processo auto-organizado - depende de nós e de como organizamos as nossas experiências. Depende da nossa vontade de, por exemplo, decorar e aprender o que damos na escola.
Psicopatia - associado às características inatas. Um psicopata é o desde a nascença.
Sociopatia- diferentemente da psicopatia, está associada ao ambiente envolvente. Uma pessoa torna-se um sociopata com o tempo e pelas experiências no ambiente em que nasceram.